GRADUAÇÕES

  FMHKD

 

As artes marciais provenientes da cultura oriental apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais comum e aceito.

 

Antes disso em outros países como a Coréia e Japão, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas recorriam a três tipos de certificados para seus membros:

 

Exemplo disso no Japão usava-se o seguinte critério:

 
  • Shodan ou Shoudan: significando que se havia adquirido o status de principiante.

 

  • Chudan ou Chuudan: significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.

 

  • Jodan ou Joudan: a graduação mais alta. Significava o ingresso no Okuden (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).

  

Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkyo, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shihan, Hanshi, Renshi, Kyoshi. Ou em coreano Jôkyo Nim, Kyosa Nin, Kyobu Nim, Sabu Nim, Bumsa Nim dependendo de cada sistema em particular.

 

A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.

 

O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ou em coreano Gub ("classe") e em seguida em Dan ("grau"). Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

 

A graduação no Hapkido é importante para indicar o nível de experiência dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os hapkidoistas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo, mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.

 

Para o Dan corresponde à graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. Os dans são sinais exteriores onde se limitam à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido em reconhecimento de mestres com graduações avançadas.

 

Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas por pontas coloridas ou até mesmo por outras colorações, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.

 

Na Federação Mineira de Hapkido seguimos o total de dez gubs em faixas coloridas. Onde em cada faixa após um determinado período de treinamento, o aluno/a realizará um exame onde ao ser aprovado, haverá a mudança de faixa.

  

Faixa Branca - ( 10º Gub )

Faixa Branca

 Significado

Representa pureza, a inocência do indivíduo sobre a arte do Hapkido. Talvez essa seja a fase mais bonita do praticante, onde ele se demonstra muito apaixonado pela arte.

 

Faixa Amarela - ( 9º Gub )

Faixa Amarela

Significado
Assim como um sol que desponta todos os dias, o amarelo representa o nascimento de uma nova jornada. Onde o praticante já conhecendo os movimentos básicos do Hapkido, poderá crescer e se fortalecer.

  

Faixa Laranja - ( 8ºGub )

Faixa Laranja

 

Significado

“O Sol começa a nascer, assim como a alvorada matinal, apenas se vê a beleza do nascer do sol e não sua força”. O aluno vê a beleza da arte do Hapkido, mas ainda não sentiu (experimentou) a força das técnicas.

 

Faixa Verde - ( 7ºGub )

Faixa Verde

Significado
Verde é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela representa a natureza, sinal de crescimento e desenvolvimento do aluno, onde se começa a demonstrar bons resultados no Hapkido. É a etapa onde o praticante busca o amadurecimento na arte.

 

Faixa Cinza - ( 6ºGub )

Faixa Cinza

 Significado

 “A árvore nova está escondida entre os pinheiros mais altos e precisa lutar para crescer”. O aluno começa a desenvolver o seu lugar como verdadeiro Artista Marcial. É preciso lutar para subir na graduação.

  

Faixa Azul Claro - ( 5ºGub )

Faixa Azul Clara

 

Significado

  “A árvore já tem raízes firmes na terra”. A esta altura o aluno domina os básicos e desenvolveu raízes profundas no Hapkido.

 

Faixa Azul Escuro - ( 4º Gub )Faixa Azul Escuro 

Significado
Assim como uma árvore que cresce para cima. O azul representa o céu, nessa etapa o praticante atinge um amplo conhecimento da arte. Assim como o céu, o aluno atinge a imensidão dos conhecimentos do Hapkido abrangendo técnicas avançadas e diversificadas.


 

Faixa Roxa - ( 3º Gub)

Faixa Roxa

  

Significado
Quando o céu despeja suas águas ao solo, enriquecendo a terra logo vem as flores. O roxo representa a flor e seus frutos, momento onde o praticante atinge um alto conhecimento pratico. Essa cor escurecida também demonstra mistério e força, pois nessa etapa o praticante encontra-se mais focado e interessado em conhecer as técnicas secretas do Hapkido. Essa é a fase onde o aluno conhece os armamentos do Hapkido.

  

Faixa Vermelha - ( 2º Gub )

Faixa Vermelha

Significado
Após o nascer do sol, o crescimento da natureza, a imensidão do céu, a força da chuva e o surgimento das flores e seus frutos. Chega à hora do amadurecimento. A cor vermelha representa "atenção" ou "perigo". Atenção, pois aqui o praticante devera demonstrar segurança nas execuções técnicas, pois o perigo estará sempre presente devido ao seu alto conhecimento pela arte do Hapkido. Fase onde seus atos e comportamentos devem ser observados cuidadosamente.

A cor vermelha surge motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.

O vermelho representa o fogo, é a cor mais quente, viva e estimulante. Aqui o praticante se encontra na reta final para o auto conhecimento. Nessa fase o aluno atinge os conhecimentos técnicos com o auto controle. Momento onde se busca o controle de suas emoções e vontades, mostrando assim que o praticante deverá se manter puro e fiel aos ensinamentos do professor.

 

Faixa Marron - ( 1º Gub)

Faixa Marron

Significado
Momento de reflexão. A faixa marron representa o momento onde o praticante deverá manter o fogo da paixão pela arte e ao mesmo tempo buscar a serenidade e a concentração. Aqui o aluno devera refazer toda a jornada que percorreu até chegar a esse estágio. Buscando a perfeição técnica dos movimentos e sintetizando tudo o que aprendeu em uma só faixa. Momento de manter corpo e mente unificado em um só espírito.

  

Faixa Preta - ( 1º Dan ao 10º Dan )
Faixa Preta

Significado

É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e começa o inicio de outra mais elevada. A faixa de cor preta representa a noite, no ocidente a noite é sinal de medo, temor, morte mostrando assim o estado mental de quem atingiu essa graduação.
Mas no oriente demonstra o inverso, pois a noite é o momento onde se busca a tranquilidade, serenidade, maturidade, disciplina, responsabilidade, dignidade, conhecimento e coragem. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. A meditação nessa cor permite um aprofundamento do individuo no seu processo existencial. A cor preta relaciona-se ao elemento água que se adapta a todas as formas econtorna todos os obstáculs. É o símbolo máximo do Yin. Nesta fase o praticante encontra-se preparado para poder passar todos os ensinamentos na qual ele percorreu. Pois como a noite ele terá que renascer como a manhã, crescer como a natureza, atingir o céu, regar a terra como a chuva, desabrochar como as flores e os frutos, amadurecer, derramar o fogo da paixão e da disciplina aos seus discípulos e com eles aprender e repousar na escuridão da noite.


Esse será um processo para toda a vida de um Faixa Preta. Pois com esse sobjetivos ele atingira o alto conhecimento e a unificação do corpo e mente.

 

 1 ao 10 dan

 

 HAPKIDO...