O que é HAPKIDO

 

SIGNIFICADO:

 

Traduzindo literalmente do coreano, HAPKIDO significa:

HAP: União, Coordenação, Harmonia.

KI: Energia (força vital).

DO: Arte, caminho, método (segundo a filosofia oriental, "o caminho construído pelos santos e sábios")

 
 
A palavra Hapkido (합기도)
 
合 - 합- hap União
氣 - 기- ki Energia (força vital)
道 - 도- do Caminho

Sua tradução para o português pode ser dita como: "Caminho da união da energia"

 

 

ORIGEM:


O HAPKIDO é uma Arte Marcial de defesa pessoal Coreana, tendo as suas bases se originado nos primórdios do império “KORYU” os documentos que dão fé da existência do HAPKIDO datam o século v (cinco) A.C. quando já predominavam diversos estilos de arte de combate e defesa pessoal ensinadas nos exércitos e na guarda imperial, o HAPKIDO surgiu da junção de vários estilos de lutas coreanas antigas, recebendo também muitas influências chinesas (Pakua, ChinNa, Taichi, Myzongyi, Shuai Jiau, Chi Kung) e japonesas (Aikido, DaitoRyu), daí explica-se suas variedades de técnicas e movimentos complexos.

 

É especializado em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

 

Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

 

O nome HAPKIDO surgiu na década de 50. As Artes Marciais coreanas existem, com certeza, há muito tempo. Naquela época não existiam nomes como Judo, Karate, Aikido, Taekwondo, enfim, o que existia na Coréia eram outros tipos de Artes Marciais como o So Do Moo Sool (Arte Marcial Tribal), Ul Moo Sool e Kung Joo Moo Sool (Arte Marcial da Guarda Imperial). Elas eram treinadas por classes sociais diferentes. Dentro dessas formas de luta existentes até hoje não encontramos registros de técnicas de torção, o que significa dizer que a possibilidade das torções terem vindas do Japão e da China é muito grande. É muito importante informar ao leigo ou praticante mal informado que por muito tempo as Artes Marciais coreanas foram proibidas de serem treinadas pelo povo japonês que, na época, dominava a Coréia (1910 inicio da ocupação japonesa).

 

É verdadeiramente uma arte marcial dinâmica que propicia aos seus praticantes um leque de opções na técnica de prevenção e segurança pessoal.
 
 
O HAPKIDO é uma arte marcial coreana poderosa, adaptativa e criativa. O HAPKIDO incorpora técnicas poderosas com os pés, arremessos e técnicas precisas e afiadas das mãos. Esta arte marcial concisa e prática é resultado de uma perseguição de mais de 1.300 anos. O objetivo principal desta milenar arte marcial, é desenvolver o respeito ao próximo, autoconfiança, autocontrole, através da elevação da compreensão do Universo e de si mesmo. O lema e compromisso maior do HAPKIDO é o de formar pessoas dignas e conscientes para a convivência social harmônica com saúde e desenvolvimento físico, mental e espiritual.
 
Bastante influenciado pelo Budismo, o HAPKIDO se baseia também em elementos Taoistas, destacando-se o TaeGuk(Yin/Yang base de suas técnicas) e a fluidez. Um dos elementos mais importantes dessa arte marcial é a sua identificação com a água: para os Mestres. o bom praticante é aquele que flui em um combate como a água, ao mesmo tempo suave e no entanto sem se deixar vencer por nenhum obstáculo.
 

O HAPKIDO é por excelência uma Arte de Defesa Pessoal. Seu amplo repertório técnico consta de muitas projeções, estrangulamentos, chaves e torções derivadas tanto da escola Daito Ryu Aiki Jujutsu (Daedong Ryu Hapki Yu Sool - pronuncia coreana), como também do Chin Na taichi BaguaZang,Myzongyi além de técnicas de mãos, pés e armas das lutas primitivas coreanas. O HAPKIDO é essencialmente constituído de movimentos circulares que incluem torções(estimulos articulares) e imobilizações com pontos de pressão correspondentes aos meridianos dos ôrgãos internos, usados muito na acupuntura, Do-in, Shiatsu, Tuina,Acupuntura,Dim Mak,etc.

 

Se caracteriza principalmente pelas torções, extremamente eficientes e de todos os ângulos possíveis. Seu arsenal de chutes também é formidável, possuindo basicamente todos os chutes encontrados em artes coreanas como o Taekwondo, embora sua aplicação muitas das vezes seja diferente. Possui também golpes traumáticos com as mãos e é uma arte altamente especializada na aplicação de técnicas com pontos vitais. O uso do Ki, energia vital, é muito enfatizado e exercicíos especiais para se desenvolver esse principio são utilizados. Com o uso do Ki o praticante de HAPKIDO pode lutar ferozmente contra seus oponentes sem usar toda a sua força física.

 

Quanto à utilização de Armas, o HAPKIDO possui inúmeras, variando desde bastões diversos até espadas como a Hankum (similar a Katana Japonesa).O praticante avançado em HAPKIDO se torna um expert no manuseio de armas, não apenas as tradicionais mas também as improvisadas no momento com quaisquer objetos que venham a ter perto de si.
Para tradução literal da palavra Hapkido se faz necessária a compressão de três palavras distintas:

HAP - Harmonizar, Combinar, Unir, Coordenar.
KI - Energia Vital, Força Interior, Energia Dinâmica.
DO - O Caminho, O Sistema, O Método.

O motivo pela qual cada termo tem significado correspondentes as palavras em português. E porque a escrita oriental expressa idéias, pensamentos e conceitos resultando em expressões verbais que somente se aproximam do significado original. Numa tradução livre podemos dizer que o Hapkido significa " O Caminho da Unificação do Homem com sua Energia Física e Vital". 

hapkido