TAEKWONDO NO BRASIL

Em 1965, criou-se a Korea Taekwon-do Association e, dois anos mais tarde, fundou-se, na Coréia, a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), que começou a formar turmas de instrutores internacionais e enviá-los a todos os países do mundo para difundir a arte.


A história do TaeKwonDo brasileiro começa no ano de 1967. Neste ano, mestre Yong Man Kim chegou junto com os imigrantes coreanos e logo em seguida já começou alguns treinamentos de TaeKwonDo no Brasil. Dois anos depois, em 1969, mestre Nam Chil Cho, já ministrava aulas de na Bahia.

 


Mas o Tae Kwon Do só chegou oficialmente no Brasil, no ano de 1970, com a chegada do mestre Sang Min Cho.


Em julho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional de TKD, general Choi Hong Hi, o grão mestre SANG MIN CHO, com a missão de difundir e implantar na América do Sul o TAEKWONDO, a Arte Marcial Coreana.

 

 

Sang mim cho

Cumprindo a missão a ele confiada o mestre Sang Min Cho, fundou a primeira academia para a prática de TAEKWONDO no Brasil, em 08 de agosto de 1970, a atual Academia Liberdade, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Mestre Sang Min Cho na época era detentor da graduação de 4º Dan.

 


A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.


Entretanto, as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez, por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro.


Logo após a chegada do primeiro grão mestre ao Brasil, outros mestres das elites coreanas vieram para difundir e ensinar o TAEKWONDO para o povo brasileiro:

WOO JAE LEE (Rio de Janeiro),

CHANG SEUN LIM (Minas Gerais),

JUNG DO LIM (Bahia),

SOON MYONG CHOI (Distrito Federal),

JU YOL OH (Pernambuco),

TE BO LEE (Rio Grande do Sul),

HONG SOON KANG (Paraná) e

SUNG JANG HONG (Espírito Santo).


Historia



Em 1971 o presidente da República da Coréia oficializa o Taekwondo como esporte nacional, e no dia 25 de janeiro deste mesmo ano, é eleito, o Mestre Un Yong Kim, como presidente da Korea Taekwon-do Association, e em 19 de novembro dá-se o início da construção do Centro Internacional de Taekwon-do, KUKKIWON, localizado no distrito de Yong Dong, Seoul (atual capital da República da Coréia do Sul), que é inaugurado no dia 30 de novembro de 1972.


Com isso, uma seqüência de fatos positivos ocorreram.


Em 1973, o TaeKwonDo foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e em 19 de Janeiro do mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro, teve seu primeiro campeonato no Brasil.

Já no ano seguinte,(1974) foi criado o Departamento Nacional de Taekwondo, na confederação brasileira de Pugilismo (esporte que muito contribuiu para a divulgação do TaeKwonDo).


No ano de 1975, a WTF, entidade oficial e recém criada que regulamentava o TaeKwonDo na coréia, filia o TaeKwoDo brasileiro. E no ano seguinte a Pan American Taekwondo também filia o Tae Kwon Do do Brasil.


 

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Grão Mestre Woo Jae Lee introduz o Taekwondo no Rio de Janeiro em março de 1972, na Escola Americana, e um ano após sua chegada, em 19 de janeiro de 1973, este promove a 1ª Competição de Taekwondo em nosso País – Campeonato Carioca.


No mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo, o 1º Campeonato Brasileiro de Taekwondo (no Ginásio do Pacaembu). Ainda em 1973, devido a um desentendimento político envolvendo o general Choi Hong Hi e o Sr. Un Yong Kim, a sede da International Taekwon-do Federation é transferida, pelo general Choi, para Toronto, Canadá, e com isso, no dia 28 de maio, fundou-se na Coréia, a The World Taekwon-do Federation (W.T.F.), presidida pelo Dr. Un-Yong Kim, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial.


Devido ao sucesso no Brasil, é criado um departamento especial de TAEKWONDO na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1974, reconhecendo o Taekwondo como esporte brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportos (C.N.D). No ano de 1975, realizou-se, no Estádio Kukkiwon, uma Assembléia Geral da W.T.F., onde foram estabelecidos novos rumos para o Taekwon-do, que entre outros, foi a unificação dos estilos em um único, o Kukkiwon.


A partir deste, o Taekwondo foi crescendo no mundo todo, tendo sido realizado vários campeonatos mundiais com o intuito inicial de divulgar a arte, e aqui no Brasil.

Em 1980, o Taekwondo torna-se modalidade oficial de competição do Comitê Olímpico Internacional, sendo incluído nos Jogos Pan Americanos e Jogos Sul Americanos, e devido a grande divulgação e sucesso desta arte, mais recentemente, após participar como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992), o TAEKWONDO também foi incluído como modalidade oficial dos Jogos Olímpicos, a partir do ano 2000.

 



O TaeKwonDo vem evoluindo constantemente nestes últimos anos, e as vitórias dos atletas brasileiros em competições Internacionais de conhecimento publico, vem aumentando ainda mais a sua popularidade e seus adeptos.